05 outubro 2008

Script de Plataforma II

Pessoal,

Aqui dicas do Cicloturista Warley para transportar a bike no ônibus. Warley é membro do Clube do Cicloturismo, que tem um abaixo com 3500 assinaturas em prol do transporte de bike em ônibus (veja o manifesto nas referências aqui do blog).

(...) existem basicamente 2 tipos de ônibus de viagem, os convencionais e os chamados "double deck" aqueles de 2 andares.

Nunca tive problema para transportar a bike em nenhum dos dois tipos entretanto, é sempre bom pedir com gentileza para os motoristas, pois a primeira resposta deles é sempre que não pode, que não dá ou algo assim...

Educação e aquela cara de coitado sempre ajuda! Nunca fui impedido.

Entretanto você mesmo deve colocar a sua bike lá dentro.

Nos ônibus convencionais, é possível colocar a bike inteira, inclusive com alforjes, nesse caso utilize último bagageiro traseiro do ônibus. Apoie a magrela nas colunas de sustentação e passe um elástico (aranha) ou amarre-a com fitas. Para proteger um pouco o quadro enrole um pano na região do quadro que ficará em contato com a coluna do bagageiro.( Isso quebra um galho...se quiser realmente proteger a pintura do quadro..o melhor seria utilizar um mala-bike e desmontar a magrela!).

Apenas use o bom-senso, se o busão tiver lotado, talvez seja melhor você tirar a roda diânteira, amarrá-la ao quadro com tira de câmara, ou mesmo aquelas cintas plásticas (tire-up) e somente então prender o quadro na coluna. Desse jeito ocupa-se menos espaço no bagageiro.

Nos ônibus tipo double-deck, você têm que tirar a roda diânteira e amarrá-la na bike, peça ao motorista para utilizar a última portinha do bagageiro que é uma porta mais alta e menos estreita, lá você conseguirá prender a bike em duas colunas de sustentação.
Alguns amigos já me disseram que só conseguiram embarcar a bike, depois de demonstá-la inteira (Rodas, banco, pedais e guidão) e embalá-la por completo como se fosse uma bagagem comum. Eu, felizmente, nunca fui obrigado a realizar tal coisa!!!

Como eu disse, educação é tudo nessas horas !!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Web Analytics